Movimento, corpo e mente: uma colaboração sobre o poder transformador do movimento na saúde mental.
É com grande satisfação que anuncio a nova parceria com a professora de dança Alemns Romero, uma profissional dedicada, sensível e alinhada com os valores que defendo na minha prática clínica. Esta colaboração nasce de um entendimento profundo sobre o papel do movimento e, em particular, da dança na regulação emocional, na construção da autoestima e na promoção da conexão humana.
Como psicóloga, uma das dimensões que avalio nas minhas consultas, além do sono e da alimentação, é o movimento porque compreendo, pela teoria e pela experiência, o impacto profundo que o movimento tem na saúde mental.
O movimento pode mudar o humor.
Promove a acalmia no nosso corpo e mente.
Pode trazer esperança, alegria, energia.
Pode ser uma forma de autocuidado, mas também um desafio que fortalece.
Pode curar, ligar e transformar.
As investigações mais recentes na neurociência demonstram que a atividade física não só liberta endorfinas, como influencia neurotransmissores ligados ao bem-estar, reduz a inflamação cerebral (protegendo contra a depressão e a ansiedade), e remodela o nosso cérebro para estar mais recetivo à alegria e à ligação social.
Quando dançamos, especialmente em grupo, acedemos a algo ainda mais profundo: a experiência visceral de sintonia com os outros. O corpo sente-se visto, reconhecido, espelhado.
E essa é uma base essencial da cura emocional, especialmente após experiências de trauma ou desconexão.
Por isso esta parceria faz tanto sentido.
A dança, além de ser uma arte, é um caminho. Um caminho para a expressão emocional, para o reencontro com o corpo, para a celebração da força interior. Dançar pode ajudar-nos a libertar o que estava preso, a recuperar a vitalidade, e a sentir que fazemos parte de algo.
Este é o nosso convite:
Juntar a psicologia e a dança.
Para promover saúde.
Para criar comunidade.
Para celebrar a vida no corpo inteiro.
Quer saber mais?
Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas
Entre em contacto.